A Secretaria Estadual das Mulheres (SESM) promove, nesta quinta-feira (29), uma importante ação no Terminal de Itaparica, em Vila Velha, como parte da campanha "Agosto Lilás". O evento, que acontecerá das 14h às 18h, tem como objetivos disponibilizar serviços essenciais e levar informações sobre o enfrentamento à violência para mulheres e meninas que transitam pelo terminal.
O "Agosto Lilás" é um mês dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher, e a Secretaria Estadual das Mulheres tem se empenhado em estar presente em diferentes espaços, promovendo iniciativas que levem não apenas informação, mas também serviços que muitas vezes são inacessíveis no dia a dia das mulheres.
De acordo com a gerente de Promoção da Igualdade de Gênero e responsável pela organização do evento, Cristiane Martins do Canto, essa ação tem o foco de facilitar o acesso a serviços de saúde e de levar informações sobre o enfrentamento à violência para as mulheres que estão na correria do dia a dia.
“Muitas vezes, elas não conseguem comparecer aos locais onde realizamos atividades ou onde a campanha está presente. No Terminal de Itaparica, levaremos até elas serviços como vacinação, agendamento de mamografia e preventivo, entre outros, sempre com o olhar de cuidar de quem cuida", salientou Cristiane Martins do Canto.
Além dos serviços de saúde, durante o evento, serão disponibilizados atendimentos psicológicos e outros serviços voltados ao bem-estar e à qualidade de vida das mulheres. "Nosso objetivo é estar onde elas estão e oferecer o que elas precisam", destaca a secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes.
Essa ação faz parte de um conjunto de atividades que visam a ampliar o acesso a informações e serviços para as mulheres capixabas, fortalecendo a rede de apoio e promovendo a igualdade de gênero.
Serviço:
- Data: quinta-feira (29/08)
- Horário: 14 às 18 horas
- Local: Terminal de Itaparica, Rodovia Darly Santos - Jockey de Itaparica, Vila Velha – Espírito Santo.
Serviços Disponíveis:
- Orientação sobre prevenção e enfrentamento às violências;
- Atendimento psicológico;
- Serviço de beleza;
- Vacinação;
- Testes rápidos;
- Aferição de pressão e glicemia;
- Agendamento de mamografia de rastreamento para mulheres de 40 a 69 anos;
- Agendamento de exame preventivo para mulheres de 25 a 64 anos.
Comentários: