O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) está promovendo eventos sobre manejo de irrigação e fertirrigação para produtores de café conilon no extremo norte do Espírito Santo, região caracterizada pela seca constante. Parte do projeto Cafeicultura Sustentável, a iniciativa busca incentivar a adoção de tecnologias para enfrentar esse desafio climático, além de aumentar a produtividade, a qualidade e a sustentabilidade da cafeicultura da região.
Na última sexta-feira (04), foi realizado um Dia de Campo em Pinheiros, no Assentamento Olinda 2. Durante o evento, o extensionista Felipe Neves destacou a importância da irrigação para o bom desenvolvimento das plantas e apresentou técnicas como micro-aspersão, gotejamento e o uso de tensiômetros, que ajudam a economizar água.
Neves falou sobre os benefícios da fertirrigação, que combina irrigação e fertilização. Ele explicou que a prática oferece vantagens como a economia de fertilizantes, a redução de mão de obra e o uso menor de máquinas nas lavouras. "Apesar do custo inicial, o investimento em sistemas de irrigação é válido, especialmente em uma região afetada pela seca. A irrigação também permite a fertirrigação, o que reduz os custos do processo convencional de adubação", afirmou.
O Dia de Campo contou com a participação de 60 agricultores, que também puderam aprender mais sobre a influência do clima na cafeicultura, com a apresentação feita pelo coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ramos. O evento ainda teve orientações sobre nutrição do cafeeiro e crédito rural, com a participação de representantes de empresas parceiras.
Joessé de Oliveira Junior, coordenador do escritório do Incaper em Pinheiros, ressaltou a importância do evento para disseminar conhecimento técnico entre os produtores locais. "Abordamos temas sugeridos pelos próprios cafeicultores, o que ajudará a melhorar ainda mais a qualidade dos cafés de Pinheiros, especialmente dessa comunidade onde o evento ocorreu, que já produz cafés especiais vencedores de concursos de qualidade do município", comentou.
Próximo evento em Mucurici
Na terça-feira (15), o município de Mucurici receberá o próximo evento do projeto Cafeicultura Sustentável, com foco em irrigação e fertirrigação. O Dia Especial será realizado a partir das 8h30, na Fazenda Fialho, e é aberto a produtores e técnicos da região. A programação inclui palestras sobre o uso sustentável da água, equipamentos de irrigação, manejo da fertirrigação e as vantagens da irrigação localizada para o café conilon. As inscrições podem ser feitas on-line (acesse aqui).
Coordenador regional do projeto Cafeicultura Sustentável, o extensionista do Incaper Wellington Marré destaca que eventos técnicos como esses oferecem aos produtores a oportunidade de trocar experiências e acessar informações sobre melhores práticas, capacitando-os a implementar essas tecnologias de maneira eficaz.
"Estamos buscando mostrar que a irrigação e a fertirrigação são essenciais para cafeicultores em regiões com déficit hídrico, aumentando a produtividade e a qualidade do café. Elas garantem uma colheita mais estável e reduzem o estresse hídrico nas plantas. Mas além de usar esta tecnologia, é importante saber manejar com foco na inovabilidade. São práticas com inovação, que melhoram a resistência aos efeitos da mudanças climáticas, tornando a produção mais sustentável", afirmou Marré.
Projeto Cafeicultura Sustentável
O projeto Cafeicultura Sustentável integra o Programa de Incentivo à Pesquisa, à Extensão, ao Desenvolvimento e à Inovação Agropecuária (Inovagro), uma parceria entre a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). O objetivo é ampliar a sustentabilidade na cafeicultura capixaba, com ações de difusão e transferência de tecnologias e práticas sustentáveis, por meio de unidades demonstrativas, eventos técnicos e outros métodos.
Comentários: