Neste Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre saúde mental, o Post em Branco lança a campanha “Imagine um(a) CEO”, focada em abordar o impacto do racismo estrutural na saúde mental dos profissionais negros no mercado de trabalho.
Esta ação surge em resposta a fatos alarmantes publicados na mídia ilustrando a realidade da falta de diversidade racial nas posições de liderança no Brasil e como isso afeta a ansiedade na população negra no ambiente corporativo.
“A falta de representatividade preta no topo da pirâmide confirma as lacunas educacionais e sociais da população preta na base da pirâmide. E desestimula os jovens pretos e pretas a tentarem alçar voos maiores por falta de referências”, pontua Rodrigo Esteves, co-fundador do Post em Branco.
“Imagine um(a) CEO” destaca a ausência de CEOs negros(as) nas 423 empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo até 2022. Mesmo na lista Forbes dos Melhores CEOs do Brasil em 2023, que apresenta líderes de sucesso em vários aspectos, nota-se a completa falta de representatividade negra. Além disso, uma busca no Google por ‘CEOs brasileiros’ revela que dos 36 primeiros listados, nenhum é negro(a).
“Eu, como mulher, preta, mãe e periférica tenho poder de fala e vivencio em meu cotidiano situações de racismo estrutural, e o quanto isso traz impacto econômico e psicológico para nós. A campanha ‘Imagine um(a) CEO’ traz muitos questionamentos e a mensuração do tamanho do abismo que estamos em relação a outras raças enquanto pretos. Essa ação é uma forma de mostrar e conscientizar a sociedade de forma real, sem envelopamento de marketing da realidade que vivemos”, destaca Thais Regina, colaboradora do Post em Branco.
No LinkedIn, apesar de haver 210 mil perfis com ‘CEO’ no cargo, os 10 CEOs mais influentes, segundo a Veja, são todos homens brancos. Este cenário não apenas demonstra a falta de oportunidades para profissionais negros na base, mas também agrava a ansiedade e outros problemas de saúde mental, como a manifestação de doenças psicossomáticas e a síndrome do impostor, decorrentes da exclusão e do preconceito.
A campanha intriga as pessoas a imaginarem um(a) CEO de um banco, de uma holding de empresas ou uma empresa de tecnologia, tendo como resposta a possibilidade do mesmo não ter pensado em um profissional negro ou negra, com o objetivo de expor o racismo estrutural. Refletindo as barreiras existentes na base e a negligência do potencial das pessoas negras, tendo como consequência um impacto negativo na saúde mental.
Como demonstra estudos da Universidade Harvard que apontam que em setores como a medicina, a taxa de burnout entre profissionais negros(as) é de 30%, comparada a 18% entre os brancos, com o preconceito e o isolamento agravando o esgotamento emocional.
“A mudança começa com atitudes e uma educação antirracista, ações afirmativas das empresas e o compromisso, e dever, de todos da sociedade para criar um futuro mais igualitário e com menos ansiedade”, conclui Daniel Portuga, Fundador do Post em Branco.
Além disso, foram utilizadas imagens geradas por inteligência artificial, ressaltando o viés tecnológico e a falta de representatividade negra brasileira nesse campo. O resultado retrata a necessidade de uma maior pluralidade e inclusão nas tecnologias emergentes.
“Imagine um(a) CEO” é um chamado à ação para abordar o racismo estrutural que afetam a saúde mental, o bem-estar e o avanço na carreira dos profissionais negros e negras no mercado de trabalho, incentivando ações para um futuro mais equitativo e saudável.
A ação ocorrerá entre o dia 20 e 25 de janeiro, e ficará disponível no feed e highlight do perfil @post.branco no Instagram.
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