A comunidade capixaba compartilhando ideias.

Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

CULTURA VIVA

Comunidade Quilombola do Linharinho lança filme inspirado em sonhos

A sessão é gratuita e faz parte da comemoração do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro em todo o país

Jota Negrão
Por Jota Negrão
Comunidade Quilombola do Linharinho lança filme inspirado em sonhos
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Quilombolas da Comunidade do Linharinho, pertencente ao Território do Sapê do Norte, em Conceição da Barra, transformaram em filme histórias criadas durante o sono. “Sonhos”, o novo filme do Cine Quilombola, será lançado nesta sexta-feira (15), às 19 horas, numa telona de cinema montada ao ar livre ao lado da Igreja Católica do Linharinho. A sessão é gratuita e faz parte da comemoração do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro em todo o país. 

Tudo começou com uma roda de conversa sobre sonhos. Depois de contarem seus sonhos de diferentes naturezas, alguns premonitórios, assustadores, outros misteriosos e estranhos, os participantes se dividiram entre os personagens do elenco, escolheram figurinos próprios, objetos de cena e os lugares para as gravações.

Por meio de oficina audiovisual de 20 horas, ocorrida em maio, a turma formada por crianças, adolescentes, jovens e adultos usou celulares próprios e equipamentos adicionais disponibilizados pelo projeto, realizando, com a equipe do Instituto Marlin Azul, um filme de 30 minutos. O mergulho até o inconsciente dos sonhos trouxe histórias relacionadas aos perigos da vida e da morte ao lado de questões ligadas à realidade social como a luta pelo reconhecimento e a titularização do território. A obra é composta pelos sonhos misturados à geografia local, suas paisagens de quintais abertos que ligam casas e famílias, seus varais com lençóis ao vento, os pés descalços, as árvores frondosas de frutas e sombras, os silêncios e sons dos bichos e das águas.

Leia Também:

 

Reencontro de matriarcas

Inspiradas pela celebração das memórias e da ancestralidade, a troca de vivências e pela construção coletiva, a turma criou também outro filme a partir da experiência do dispositivo audiovisual criado pelo Cine Quilombola. Por isso, a sessão de cinema contará ainda com o lançamento do curta “Comadres”. A obra improvisa uma conversa entre duas matriarcas da comunidade interpretadas por suas netas. A jovem Cristina Pereira dos Santos interpreta a saudosa Deolinda e a jovem Juliana Gomes do Nascimento relembra Maria José de Jesus Gomes, que estará presente na sessão de lançamento.

 

O que é o projeto

O Cine Quilombola é um projeto de fortalecimento comunitário através do registro audiovisual dos saberes e fazeres tradicionais das comunidades quilombolas, pelo olhar dos próprios moradores. A ideia é estimular, nas comunidades, o uso do audiovisual como estratégia de criação, invenção e também de preservação, memória, valorização, registro e difusão das práticas e saberes ancestrais.  

A ação foi contemplada pelo edital 03/2022 – Seleção de Projetos de Valorização da Diversidade. A realização é do Instituto Marlin Azul com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult). A iniciativa conta com o apoio da Coordenação Estadual Quilombola do ES Zacimba Gaba e da Confederação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), e da Comunidade Quilombola do Linharinho.

 

Histórico

A primeira edição do Cine Quilombola foi realizada em 2021, no sul do Espírito Santo, e resultou nos seguintes documentários: “Do Lado de Cá”, da Comunidade Quilombola de Graúna (Itapemirim); “Vamos em Batalha”, das Comunidades Quilombolas de Cacimbinha e Boa Esperança (Presidente Kennedy); “Era Caminho Deles”, da Comunidade Quilombola de Pedra Branca (Vargem Alta); “Ninguém Canta Igual Eu Canto”, da Comunidade Quilombola de Monte Alegre (Cachoeiro de Itapemirim).

No ano de 2023, o projeto ampliado recebeu o nome de Cinema de Griô e se estendeu para Conceição da Barra, no Território do Sapê do Norte, culminando na produção das obras O Vento não tem Morada”, da Comunidade Quilombola do Córrego do Alexandre (Porto de São Benedito), Comunidade Quilombola Porto Grande e Comunidade Quilombola de Santanta; “Abre Caminho”, da Comunidade Quilombola do Angelim II; e “Jangolá”, da Comunidade Quilombola do Linharinho.  

 

O Instituto Marlin Azul

O Instituto Marlin Azul é uma associação sem fins lucrativos criada em 1999 cuja finalidade é promover ações direcionadas à cultura, à arte e à educação, democratizando o acesso à produção e fruição de bens culturais. Em 25 anos de atividade, a instituição vem desenvolvendo diversos projetos sociais, culturais e audiovisuais voltados para diferentes públicos do Espírito Santo e do Brasil. Além do Cine Quilombola, a instituição desenvolve ações como o Revelando os Brasis, Projeto Animação, Curta Vitória a Minas, Griôs de Goiabeiras, Memória do Barro, Cinema de Griô e o Cine Animazul. Para conhecer os projetos, acesse institutomarlinazul.org.br.

 

SERVIÇO

Cine Quilombola

Lançamento dos filmes “Sonhos” e “Comadres”

Sessão Gratuita

Data: 15/11 (sexta-feira)

Horário: 19 horas

Local: Em frente à Igreja Católica da Comunidade Quilombola do Linharinho – Conceição da Barra (ES).

ENTRADA GRATUITA

Comentários:

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )